sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ainda sobre o “comunicar com eficácia no séc. XXI”


Comecei por referenciar brevemente a “minha identidade”. Penso que (tenho a certeza!) nenhuma pessoa pode dizer que se conhece totalmente. Ainda existe em nós muitos «Eu’s desconhecidos» ou até mesmo «Eu’s cegos»!

Um dos livros que nos últimos anos tem contribuído para o meu viver e agir, tal como a muitos jovens estudantes do secundário a quem lhes tento passar a mensagem, é: «Saber lidar com as pessoas!», de António Estanqueiro, da Editorial Presença (pode ser consultado em http://www.webboom.pt/ficha.asp?id=37168).

A vida do sacerdote é uma contínua relação com os outros que, só é possível, num conhecimento de si. Sabemos da importância disso! Contudo, nem sempre conseguimos lidar da melhor forma perante os problemas complexos que o dia-a-dia nos impõe. Como auxílio a esta aventureira missão proponho o recordar de ideias e conselhos práticos que o autor nos indica, para que o estar com os outros seja uma verdadeira “obra de arte”. (Francisco Marcelino Esteves)

Sem comentários: