segunda-feira, 19 de maio de 2008

Proposta de vida para a Serenidade - João XXIII




1. Só por hoje, cuidarei de viver este dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.

2. Só por hoje, porei o máximo cuidado nos meus modos, sendo agradável no trato, não criticando ninguém, não tentando corrigir ou melhorar seja quem for - excepto a mim próprio.

3. Só por hoje, viverei feliz a certeza de ter sido criado para a Felicidade - não apenas no outro mundo mas também neste.

4. Só por hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Só por hoje, dedicarei pelo menos dez minutos do meu tempo a uma boa leitura; tal como é necessário comer para sustentar o corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6. Só por hoje, praticarei uma boa acção sem contar a ninguém.

7. Só por hoje, farei algo de que não gosto: se me sentir ofendido, terei o cuidado de fazer com que ninguém o note.

8. Só por hoje, serei firme na minha fé - mesmo se as circunstâncias apontarem o contrário - de que a Divina Providência se ocupa de mim como se só eu existisse no mundo.

9. Só por hoje, não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de apreciar tudo o que é belo - e não terei medo de crer na Bondade.

10. Só para hoje, farei um programa concreto. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou fazê-lo. E guardar-me-ei de dois males - a pressa e a indecisão.

(Helena Gonçalves)

Sem comentários: