terça-feira, 2 de setembro de 2008

Conta-se que…



Um Ancião recebeu, certa vez, a visita de alguns amigos:

- Gostaríamos muito que nos ensinasses aquilo que aprendeste todos estes anos – disse um deles.

- Estou velho – respondeu o Homem.

- O que conversas com Deus? Quais são as coisas importantes que devemos pedir?

O homem sorriu.

- No começo, eu tinha o fervor da juventude, que acredita no impossível. Então eu pedi que me desse forças para mudar a humanidade. Aos poucos, vi que era uma tarefa para além das minhas forças. Então comecei a pedir forças para mudar o que estava à minha volta.

- Neste caso, podemos garantir que parte do teu desejo foi atendido – disse um dos amigos – o teu exemplo serviu para ajudar muita gente.

- Ajudei muita gente com o meu exemplo; mesmo assim sabia que não era o pedido.Só agora, no final da minha vida, é que entendi o pedido que devia ter feito logo desde o início.

- E qual é esse pedido?

- Que eu fosse capaz de me mudar a mim mesmo.


[Maria Helena Gonçalves]

Sem comentários: