quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo


É pertinente este tema?, perguntaram ao cardeal Marc Ouellet. E a sua resposta foi:
«Temos necessidade de tomar consciência que o mistério eucarístico é o dom que Deus faz dele mesmo para alimentar o coração do homem. Esta relação com Deus é-nos dada para ser partilhada. Daí vem o cuidado dos cristãos por todas as fomes humanas. Não somente a fome ligada à crise alimentar do momento presente, mas também a fome da Palavra de Deus, a fome de justiça, de afecto, de respeito por todas as vidas.
Os cristãos que experimentam o encontro com o Ressuscitado na Eucaristia são portadores de uma missão que consiste em colaborar com Deus para socorrer os seus irmãos e irmãs. São convidados a fazê-lo na comunhão que Deus quer realizar com toda a humanidade.
A mensagem do congresso é pertinente, quer a nível local, quer mundial.
O Congresso [Eucarístico do Québec] vai contribuir para aprofundar a ligação entre compromisso e oração. O compromisso social não é mais que uma consequência da Eucaristia: é o sinal de uma coerência com o próprio compromisso de Deus. É Deus que se dá e nos insere no seu dom. A acção junto dos mais desfavorecidos faz, pois, parte da relação que Deus quer ter com a humanidade».

Carlos Nuno Vaz

Sem comentários: